sexta-feira, 18 de junho de 2010

PEDRAS IRREGULARES, PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

 Paiçandu ainda  tem várias ruas empedradas ,uma solução "barata" mas que precisa de manutenções constantes.O que muitas vezes seria mais viável o próprio asfalto ou paralelepípedos considerando o custo beneficio.
  Não tem coisa pior do que andar de carro em ruas que tem pedras irregulares,além de danificar o automóvel, perde-se tempo ,pois a velocidade tem que ser  diminuída onde há as benditas pedras. O ideal seria compactar com o rolo compressor as pedras sobres alentes.


 Antigamente me lembro muito bem, as pessoas pisavam diretamente na lama, não tinha a opção de cascalho,a única solução na época ,era por os benditos saquinhos de arroz nos pés ,para conseguir  chegar ao ponto de ônibus com  os sapatos limpos,isso quando não estouravam, aí a coisa complicava.As vezes era até engraçado...
 Mas felizmente evoluímos, mas nem tanto assim,hoje a cidade ainda tem muitas ruas cascalhadas o que nos dias atuais já é considerado ultrapassado, em algumas ruas já nem cascalho tem ,pois com o tempo  as pedras afundam ,ficando somente as maiores, dificultando  a passagem desde veículos e pedestres,fora o risco de ter o cárter danificado,  como aconteceu dia desses ,claro que o carro não tinha proteção.
 O problema aumenta quando as ruas que precisam de reposição de cascalho, esbarram na lei ambiental, que não permite a retirada de pedras em qualquer lugar, sem um prévio estudo de impacto ambiental.

 Os paralelepípedos são uma excelente opção, se  bem colocados ,duram muito, 10 vezes mais do que o asfalto, o exemplo disso  é jd santa luzia1º parte 1 e 2 de suas ruas com esse tipo de pavimento.


Nenhum comentário:

Quem sou eu

GOSTO DA CIDADE ONDE MORO E QUERO VELA PROGREDIR E TENHO ESPERANÇA DE QUE DIAS MELHORES VIRÃO.