1 milhão no ano era o dinheiro previsto que seria gasto com o lixo destinado ao aterro sanitário, dinheiro gasto com dinheiro.
Dentro de um saco de lixo, tem muito mais do que lixo, em cada lixeira encontra-se materias que podem ser transformados em renda.
Nós Paiçanduenses não temos o habito de separar nosso lixo, simplesmente por conta de não termos recipiente correto de onde depositar, o mais fácil é jogar tudo num só lugar fechar e colocar pro caminhão levar, ou melhor ainda ; ninguém se dispõe em ir até uma loja de material de limpeza ou gênero; comprar aqueles vasilhames que pouco se vê por aqui, onde há cores diferentes para cada tipo de material.
O Povo espera pelo governo e o governo espera, espera, espera...
Será que se o Governo Municipal doasse os vasilhames para cada residência, em troca cobraria do morador um percentual de reciclagem e ainda oferecesse descontos no IPTU, não seria um grande incentivo, com 1 milhão daria pra comprar muitos e consequentemente diminuir o peso do lixo e ainda gerar dinheiro, investir em lixeiras nas ruas estimulando a reciclagem.
Mas em contra partida teria que investir no aumento de capacidade da Cooperativa ou Usina de Reciclagem no efetivo desta, no transporte, e comercialização final de cada material.
Será que se o Governo fizesse, campanhas, palestras de como fazer COMPOSTAGEM em casa reutilizando os materiais Orgânicos.
Difundisse o conceito dos 3 R, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
Enfim existem centenas de ações que podem ser implementadas, mas como não sou dono da Verdade fica aqui apenas a minha mente imaginando e se fosse assim...
2 comentários:
AÇÕES COMO INVESTIR EM LIXEIRAS ECOLOGICAS ONDE CADA OBJETO POSSA SER SEPARADO É MUITO IMPORTANTE E COMO SABEMOS PODE GERAR LUCRO. POREM ESTE INVESTIMENTO PODERIA SER FEITO E DE ACOMPANHAMENTO UM CURSO DE RECICLAGEM DAS POPULAÇÃO, MUITOS TEM A CONCIENCIA DE SEPARAR OS OBJETOS E OUTROS TEM A CONCIENCIA DE ATEAR FOGO NAS LIXEIRAS. RESUMINDO, SERÁ QUE SE COLOCARMOS VARIAS LIXEIRAS ECOLOGICAS NA CIDADE NAO CORRE O MESMO QUE ACONTECEU COM NOSSOS ORELHOES E PLACAS? MINHA SUGESTAO: EM DIA DE FESTA, POR EXEMPLO ANIVERSARIO DA CIDADE COLOQUE UM TELAO COM A IMPORTANCIA DE RECICLAR COM IMAGENS DOS PREJUIZOS QUE TEMOS NOS COFRES PUBLICOS COM CADA LIXEIRA QUEIMADA E A IMPORTANCIA EM PRESERVA-LOS
logo isso acabara, a reciclagem de lixo orgânico e inorgânico hoje é uma realidade, todo lixo desde restos de comida até entulhos de construção, já pode ser reciclado e transformado em materiais e com construção como tijolos telhas, tapumes, pisos, lages, granito entre outros, materiais 100% ecológico e com custo muito reduzido . para maiores informações me envie um Email que lhe enviarei material mau_silva5476@hotmail.com
att. Marcio Augusto Nobre
Postar um comentário