quinta-feira, 11 de março de 2010

REDEMOINHOS DE POEIRA SÃO COMUNS NESSA ÉPOCA

ONTEM A TARDE FOI AVISTADO PRÓXIMO AO AERO PORTO DE MARINGÁ UM FÚNIL DE VENTO COM POEIRA QUE PARECIA UM TORNADO DE TÃO ALTO.
RESOLVI PESQUISAR O ASSUNTO WIKIPÉDIA.
POR VARIAS VEZES ESSE FENÔMENO TEM SIDO VISTO EM PAIÇANDU;SEMANA PASSADA UM DESSES ASSUSTOU QUEM ESTAVA NA REGIÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO.
 Os redemoinhos-de-poeira ou pés-de-vento (também conhecidos como diabos de poeira do inglês dust devil) são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.
Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão.. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.
Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves.


Nenhum comentário:

Quem sou eu

GOSTO DA CIDADE ONDE MORO E QUERO VELA PROGREDIR E TENHO ESPERANÇA DE QUE DIAS MELHORES VIRÃO.